... Projeto de mobilidade acadêmica da UFPA promoverá missões de trabalho e pesquisa em Moçambique

O planejamento da atividade busca promover a criação de uma rede de pesquisadores(as) do Brasil e de Moçambique

A Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (Adis) e a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Pará (UFPA) deram início, em setembro, ao Projeto de mobilidade acadêmica internacional “Juventudes, Culturas Marginalizadas e Agência: diálogos Brasil-Moçambique e educação antirracista”. O projeto foi aprovado no Edital 16/2023 da Capes (Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento) e tem o intuito de realizar missões de pesquisa ao longo de quatro anos, em Moçambique.

Na reunião de abertura do projeto, estiveram presentes a professora Zélia Amador de Deus (Adis/UFPA); a diretora de Mobilidade Acadêmica, Sheila Pinheiro (Prointer/UFPA); o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED/UFPA) e membro da equipe, professor Waldir Abreu; a coordenadora do projeto, professora Lúcia Isabel Silva; além dos alunos que compõem o primeiro grupo de intercâmbio. O encontro foi uma oportunidade para os estudantes apresentarem suas pesquisas e evidenciarem a importância do projeto para as estratégias de internacionalização na Universidade e do aprofundamento das relações e dos conhecimentos acerca do continente africano para o enriquecimento do debate voltado às pautas antirracistas na UFPA.

Para isso, o planejamento da atividade busca promover a criação de uma rede de pesquisadores(as) do Brasil e de Moçambique, em uma cooperação sul-sul, a fim de aperfeiçoar conhecimentos ancestrais africanos e afro-brasileiros para contribuir com a transformação curricular de escolas de ensino fundamental e médio e de universidades brasileiras. Na primeira etapa desse processo, o projeto enviará nove bolsistas de mestrado e doutorado sanduíche para a realização de um intercâmbio na Universidade Licungo e na Universidade Pedagógica de Maputo.

Já os próximos passos do projeto contarão com o desenvolvimento de duas missões de alunos moçambicanos no Brasil e quatro missões de trabalho de estudantes brasileiros em Moçambique, na África Oriental. Ao todo, 56 estudantes participarão do projeto, sendo estes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da UFPA, e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Sobre o edital – O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (Edital 16/2023) é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). O programa é destinado ao fortalecimento, à estruturação e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação, por meio da mobilidade de professores e estudantes pelos países.

 
 

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Brasil e Moçambique: encontro define metodologia para elaboração do guia alimentar para crianças moçambicanas

Equipe do Ministério da Saúde esteve em Maputo para dar continuidade ao projeto de cooperação

Agência Gov | Via Ministério da Saúde - BRASIL
23/09/2024 18:51
Brasil e Moçambique: encontro define metodologia para elaboração do guia alimentar para crianças moçambicanas
 

As atividades do Projeto de Cooperação Técnica Bilateral intitulado “Fortalecimento da Governança em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em Moçambique” estão a todo vapor. Na segunda missão, realizada entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro, foi feita a definição dos critérios e da metodologia para elaboração do guia alimentar para crianças moçambicanas menores de 5 anos.

Na ocasião, a equipe da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (Cgan) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) realizou uma oficina com os trabalhadores da saúde no território, como uma das ações de continuidade do projeto. A iniciativa reforça também a importância da cooperação entre Brasil e Moçambique para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em ambos os países.

"É importante ressaltar que a elaboração dos guias alimentares é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde. Eles devem conter uma linguagem acessível para todas as pessoas, considerar as práticas e culturas alimentares tradicionais do país e fomentar e apoiar as ações para a garantia da segurança alimentar e nutricional. Foi com esse objetivo que essa oficina foi planejada.", ressaltou Janne Nogueira, coordenadora substituta da Cgan.

Seminário de Análise da Factibilidade e Planificação da elaboração do Catálogo Nacional de Alimentos Moçambicanos.jpg
Foto: arquivo pessoal

A equipe também promoveu o Seminário de Análise da Factibilidade e Planificação da elaboração do Catálogo Nacional de Alimentos Moçambicanos . A abertura contou com a presença do ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Moçambique, Rômulo Neves.

Nesta segunda missão, a comitiva do Ministério da Saúde acompanhou a atualização do cronograma de trabalho elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional de Moçambique (Setsan), o Ministério da Saúde local e instituições de ensino superior moçambicanas. E, ainda, conheceu as estruturas do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do país.

Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/brasil-e-mocambique-encontro-define-metodologia-para-elaboracao-do-guia-alimentar-para-criancas-mocambicanas


Práticas culturais e escolarização de mulheres em Moçambique

 

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